Juliana era uma moça forte. Lutadora. "Trabalhadera" como sua avó definira.
Juliana podia se chamar Mariana. Fabiana. Pollyana. Daiana.
O nome não faz diferença. A essência é o que realmente importa.
E ela continuava sendo forte, batalhando pelo que acreditava. Sempre ouvia comentários "Você conseguiu! Eu sabia! Deus estava do seu lado, eu rezei por você."
E também "Melhor você não ir lá. Não vai dar certo". "Por que fez isso? Estava tudo bem do jeito que estava."
Mas Juliana não se conformava com pouco. Ela queria mais, sempre mais. Era uma pessoa correta, nunca passava por cima de ninguém. Carregava consigo a força e a amizade daqueles que a admiravam por alguma razão. Gostava de escutar. Medir. Pesar.
Era cautelosa, sempre tentando não machucar ninguém. E nunca, nunca demonstrava fraqueza. Precisava continuar brigando. Ninguém ia brigar por ela, ela sabia.
Juliana tentou algumas vezes se casar. Mas ninguém conseguiu respeitar sua essência.
Juliana preferiu seguir sozinha, buscando a verdade que ela acreditava.
Juliana falhava as vezes. Sentava na escada sozinha, geralmente com um copo de vinho e um cigarro de companhia. Colocava a cabeça entre as pernas e chorava. Chorava baixinho, pra ninguém ouvir.
Mas depois do porre, das estrelas, dos poemas, da ressaca, ela levantava. Levantava e seguia seu caminho. Sempre esperando pelo próximo desafio.
Não sei até onde ela chegou.
Uma vez me confessou que sentia inveja das pessoas fracas. É tão simples entrar em depressão, tomar meia dúzia de anti depressivos e pronto, todos estão a sua volta, afinal, você tem um problema.
Mas Juliana não tinha um problema, Juliana resolvia os problemas.
E isso fez dela uma pessoa sozinha. Uma essência tão forte que ninguém conseguiu acompanhar.
Ah, a vaidade humana...
Juliana sou eu. Juliana é você. Juliana é todo aquele momento em que nos sentimos sozinhos. Juliana é a piadinha que Deus criou quando nos deu o livre-arbítrio.
Até que ponto somos livres?
Até que ponto queremos ser livres?
Boa sorte Juliana. Me mande um cartão postal, onde quer que esteja nesse momento.
Um comentário:
Ayanie,
No Orkut (quem diria), encontrei uma comunidade que define as Juliana's por aí como Mulheres Maçãs (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1079423).
A descrição do comunidade é autoexplicativa: "Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo. Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar."
Muito legal o post, e obrigado pelo comentário que você deixou lá no www.viasdefato.com (@viasdefato).
Não deixe de postar! Eu mesmo sei como é difícil manter a regularidade.
Agraços.
Samuel Cersosimo
viasdefato.com
Postar um comentário