sexta-feira, agosto 26, 2005

ENSAIO SOBRE A SENSATEZ

Hoje depois do almoço fumei um cigarro como há tempos não fazia – cigarro esse regrado de melancolia.

Não sei ao certo o porque, nem tampouco acredito ter motivos para tal, mas com um tango argentino de trilha sonora ao fundo, minha cabeça foi longe, para outro lugar que não aqui e toda a correria que viver atualmente implica.

A mente parece correr, voar... Da mesma forma que a fumaça vai subindo, subindo até desaparecer, o mesmo parece acontecer com as idéias nesses dias de “solidão” (entre aspas mesmo, porque de forma alguma estou realmente só)...

É estranho pensar que algo há tanto tempo distante, ainda causa tamanho impacto quando reaparece.

Voltando aos motivos, se é que realmente existe algum motivo para se sentir melancólico, senão a própria vontade de ficar assim.
Por eliminação, chego a conclusão de que por trás de tudo isso eu me apeguei a solidão e de certa forma ela também se apegou a mim.

O que diante dessa atual “infantilização” da sociedade onde o adulto projeta-se no mundo de Harry Potter e sustenta hábitos cada vez mais antagônicos, como se os conflitos da maturidade só se resolvessem voltando ao mundo de criança, e com isso, pouco se compara ou observa, o quão aquém nossa sociedade é hoje em relação aos antepassados. É mais do que normal admito.

Tudo isso ligado ao fato que a grande “rotinização” do trabalho exagerado tem feito as pessoas degenerar a mentalidade a certo ponto que, nada mais do que se produz, é realmente gratificante – por mínimo que seja - em função do cansaço físico e mental de cada um.

Por mais paradoxal que isso possa parecer, esse cigarro com gosto de saudade me fez sentir tão bem, como se servisse de propósito pra continuar. Não mais penso nesses momentos como um ponto de fraqueza isolada, e começo a acreditar que se trata de um mal necessário!

Mas afinal de contas, é sexta-feira, dia promissor, de tempestade de idéias, confusão de temas, propósitos e anseios!

E por isso vou continuar sendo jovem, insensato e inconstante enquanto posso. Divagando em versos, como nesse trecho de TABACARIA de Álvaro de Campos:

...“Acendo um cigarro ao pensar em escrevê-los
E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.
Sigo o fumo como uma rota própria,
E gozo, num momento sensitivo e competente,
A libertação de todas as especulações
E a consciência de que a metafísica é uma conseqüência de estar mal disposto.

Depois deito-me para trás na cadeira
E continuo fumando.
Enquanto o Destino mo conceder, continuarei fumando.”

# LA CUMPARSITA - CARLOS GARDEL #

terça-feira, agosto 23, 2005

Monday Night

Apesar das dores musculares, levei essa segunda-feira numa boa!

Primeiramente agradecer a Simba pelo fim de semana radical – Desconsiderando o fato dela não tirar o pijama em momento algum!

Algumas lembranças da excursão ao XValley® vão demorar a desaparecer:

A Cara do Xavequini quando o “sogrão” apareceu.

A Cara do “sogrão” quando foi apresentado ao Xavequini e ao arremessar a bola 1, de volta na caçapa! Urghh. Essa deu medo em todo mundo...

O Pablo angustiado procurando sua 1ª dama, enquanto ela se divertia com o “Mosquetão”...

O Pablo Primo, que tentou afogar as magoas, e nem isso conseguiu.
A cara de ressaca do Pablo Primo, mesmo tendo tomado o equivalente a uma dose de Vodka!

Os parabéns ao balde que pegou o Xavequini desprevenido e o jogou na piscina, enquanto este tentava molhar os outros com uma mangueira!! É isso ae bodão!

Ao Lelê e a Paloma que se beijaram pela 5ª vez no ano... Agora esse casamento saí!

Os amigos da Simba que viajaram uma hora e meia pra chegar no sítio e foram embora depois de alguns minutos...

A pedalada que eu tomei da monitora - Que diz a lenda foi pra checar meu equipamento. Sei, Sei...

O incrível Jogo de Poker que durou várias horas, para alegria de todas namoradas. - E que o Vitão poderia ter levado fácil, fácil se estivesse por lá.

Um abraço

# Monday Night Football #

sexta-feira, agosto 19, 2005

Continuando o Post Abaixo...

Eleições de 2002 – “A ESPERANÇA VENCEU O MEDO” – Esse era o slogan Petista para justificar a vitória nessas últimas eleições.
O que na verdade poderia ser traduzido como: A “despesa” com os marketeiros (muito bem pagos por sinal), venceu a urgência dos miseráveis que habitam o país.

Não sei quanto a você, mas me sinto ultrajado ao saber a quantia que se gastou para vender uma idéia, “imagem”, sendo que idéias não podem, ao menos não devem... Ser vendidas.
Além do fato, público e notório, de que existem milhares de semelhantes vivendo na mais pura miséria.


Até pouco antes da última eleição, dizia-se que o país ainda está a arder por causa daquilo que a ditadura militar fez, depois por culpa dos responsáveis do regime anterior... e agora por causa dos eleitores que em ocasião anterior, não teriam votado neles!

É no mínimo... interessante olhar agora, e ver o que fizeram com o “voto de confiança” que lhes foi dado.

Ardem (DE RAIVA) no Brasil até então, somente dois tipos de pessoas:

1º - As politizadas; Que se indignam com tamanha exclusão social das camadas mais baixas, bem como o descaso dos nossos “representantes” no congresso nacional. (Vide entrevista com Severino Cavalcanti, que tirando a reforma tributária não conseguiu lembrar-se de nenhuma outra votação se quer)...

2º - Aqueles que estavam no poder, acostumados a trocar figurinhas e conseguir o que queriam, observando apenas o interesse individual e que agora não mais configuram o cenário de aberrações dos nossos “representantes” – Aberrações sim, porque aquele que tira do próximo está tirando de si mesmo.


Agora, os dirigentes do Partido, e alguns publicitários passaram a arder também...

Alguns ardem menos que os outros e não me admira: já ardeu aí muita da grande nata da política brasileira que podia arder, e hoje choram, como se fossem agricultores que perderam tudo o que podiam perder. Só que ao invés dos frutos de uma plantação tiravam o futuro da nação.

Ainda espero um rebate de consciência política por parte destes políticos, ou o aparecimento de outros.
Enquanto isso; Faço como muitos brasileiros: espero por um novo presidente, desempenho a minha profissão o melhor que posso, e penso em emigrar.

Tendo dito isso tudo: você já pensou qual outro país do mundo consegue parar em todo o território as atividades administrativas e financeiras, durante cinco dias consecutivos, para dançar?

Nenhum.

Esse é o Brasil que me impressiona, a proporção que te odeio é a mesma com a que te amo.

# clock ticking #

quarta-feira, agosto 17, 2005

ISSO AQUI É OU NÃO É O PARAÍSO...

O território brasileiro está a arder - como arde há vários anos –

O que entristece é que não é um problema abstrato, caído do céu ao acaso, onde não se tem idéia do que pode ser feito para “consertá-lo”.

E não se trata de um problema criado pelo regime “democrático”.

Desde a época colonial os que aqui vivem parecem acreditar nesse direito que tem de passar por cima dos outros - A conhecida lei de Gerson, pode ser observada desde quando ainda dependíamos dos nossos irmãos lusitanos.

Aqueles que se achavam mais espertos e tinham mais contatos, vendiam os famosos: “favores reais”, que consistiam em usar de seus contatos para interceder junto aos monarcas que aqui passaram a viver - Em função de sua covardia, afinal, fugiram de Napoleão como ratos - em troca de suntuosas quantias.

Depois veio a república com toda aquela promessa!! Alguma coisa mudou??

Vou facilitar para vocês e responder – Tirando o novo feriado... NÃO!!!

Depois veio a ladainha da República do Café com Leite:

Apregoava-se por ai que o Brasil era um país em dia com a democracia global. Bela democracia... A presidência alternava entre candidatos de São Paulo e Minas Gerais que acolhiam as demandas dos lobbies da burguesia de seus respectivos estados.

Depois veio Getulio Vargas, como que saído da obra de Maquiavel, vindo do Rio Grande do Sul e apoiado pela junta militar assume o poder.

Acusado de Fascista por alguns, torna-se um imponente ditador, reprime os comunistas, se é que eles existiam (depois explico).


Com o passar do tempo surgem os movimentos rebeldes a favor da convocação de uma Assembléia Constituinte e o fim do governo provisório: Como a revolução de 1932 - Que é reprimida por Getulio.

Por fim, a assembléia constituinte é instaurada, e em 15 de julho de 1934 é promulgada a constituição, que como inovação trás o voto secreto – Ohhh... Aff. Parece piada né?

Agora pasmem...

Getúlio Vargas é eleito presidente pelo Congresso em julho de 1934 e exerce o mandato constitucional até o golpe do Estado Novo – Detalhe... Ele tramou uma suposta conspiração dos comunistas e deu um Golpe de Estado nele mesmo...

Acaba entrando na Segunda Guerra Mundial ao lado dos “ALIADOS” e seus pracinhas vão lutar na Itália contra Mussolini e Cia!!

Depois se perguntam porque o cara se matou...

A ditadura continua tumultuando a vida de todos durante um bom tempo...

Os problemas do país parecem estar acabando quando Tancredo Neves é eleito para presidência. As eleições apesar de indiretas parecem pela primeira vez representar a vontade da maioria e é recebida com entusiasmo pelos brasileiros.

Mas alguma coisa parece não estar do nosso lado... Tancredo morre na véspera da posse (Agradecimentos ao José Ricardo I.E.D. por essa valiosa informação) e nós “sortudos” do jeito que somos, agora temos José Sarney como presidente - Que Beleza – E tem gente que tem coragem de dizer que DEUS é brasileiro...

Mas tudo isso não há de ser nada e em 1989 o país vai as urnas para eleger seu presidente “como manda o figurino”: através de eleições diretas e secretas!!!! Ohhhh...

Pode se dizer que é o “retorno” da democracia (yeah right!) no país...

E Como uma ópera de Puccini*, temos a Rede Globo (de forma sútil) apoiando a candidatura do presidente Collor de um lado, e um tal de Luiz Inácio (falamos dele mais tarde) do outro.

Não preciso dizer quem ganhou, nem que foi Itamar FRANCO quem terminou o seu mandato.

– *Por “coincidência” quando Puccini estava finalizando Turandot, teve um câncer diagnosticado e morreu poucos dias após a cirurgia, deixando a seu colega Franco Alfano a tarefa de completar a ópera.

Os tropeços não param por ai, mas meu horário de “trabalho” acabou e portanto falo do que anda se passando nos dias de hoje em outro post qualquer....

Um abraço e que DEUS nos ajude (yeah Right)!

# new speakers yet to be installed #

segunda-feira, agosto 15, 2005

Segundas sempre serão Segundas...

Eu quero acreditar que segunda é só um dia, como outro qualquer, mas algo em mim não combina com Segunda-Feira.
Por mais que eu tente mudar, me "comportar" durante o final de semana, nada parece fazer diferença...
Não importa se estou saindo menos, ou me controlando com a birita!

Nada disso funciona pra mudar meu conceito desse dia, o que acaba refletindo no meu Humor, aparência e ânimo pra fazer qualquer coisa que seja.

Como diria Cazuza (Sou + o Frejat, mas tudo bem).: "O TEMPO NÃO PARA", portanto não posso evitar esse dia da semana, nem tampouco me dar ao luxo de ficar morgando até ele passar.

Porem alguma coisa aconteceu enquanto fazia minha caminhada diária de casa até o estágio. Despite a chuva que começou a cair de fininho na minha cabeça - que já não anda muito bem, por conta de um resfriado que insiste em me atormentar. Voltando ao que falava. Em frente ao Colégio Vicente, escuto algumas batucadas, o pessoal na quadra parece estar ensaiando para o desfile de sete de setembro ou coisa assim...

A principio só aquelas batidinhas “controladas”, sem nada de especial, fruto de algum condutor sem graça e sem um pingo de imaginação. Quando para minha surpresa começa um ritmo cadenciado e mais animado e com ele algumas lembranças:

Jogos Jurídicos, Primeiro ano de faculdade, Alguns Novos amigos: Juju Trafi, Ivan, Thiago Cafofo, Soneca, Hermê, Capiau. Outros não tão novos: Chitão, Luizinho...

Tudo que "filosofamos", no que seria nossa primeira viagem como universitários; A cantoria, bebedeira, mulherada...

De repente da uma saudade dos meus “dez e poucos anos”, pensando bem... dos nossos “dez e poucos anos”. Porque de nada adiantaria eu voltar lá sem meus eternos companheiros ao meu lado!

E enquanto aqueles ritmos, iguais ao da bateria da faculdade seguiam ecoando pelo ar eu me deixei levar, voltando no tempo e no espaço. Para um lugar onde ainda não existiam DP´s, o dia começava as dez, era permitido sonhar acordado, nosso presidente não era analfabeto e o melhor... Tudo aquilo de que gostávamos (Como as Sexta-Feiras por exemplo) pareciam estar sempre por perto!

Um grande abraço,
Bernardo


# Ainda Lembro - Marisa Monte #

sexta-feira, agosto 12, 2005

The New Deal... Damm The Flu

Acabei me perdendo no meio de tantos espirros e fungadas no nariz, já não sei o que é pior, se são as dores nas costas ou o pigarro na garganta sempre que tento falar alguma coisa!

E por falar... Já faz quase vinte dias que não “falo” nada por aqui. Bleah

E tantas coisas aconteceram nesses "quase vinte dias".

Entre elas algumas novidades:

Passei em tudo na faculdade, o que já é um bom começo.
Fui perseguido por um labrador no ciu ou coisa parecida, o motivo eu ainda não sei, mas fiquei assustado confesso.
As “Ressacas” de sábado parecem estar piorando, em relação às de Domingo.
Fui ao cinema uma vez, coisa que não fazia há anos (Tudo bem que o filme era uma porcaria, mas valeu pela companhia).
Fui pro Litoral com o Cachorro, o meu amigo Jonatham!! não vá sair pensando coisas absurdas c/ o cachorro do segundo item.
Joguei na Mega-Sena (e ganhei... Uma quadra, mas mesmo assim ganhei um troco).
Virei o Mês com a conta positiva (não que isso tenha alguma coisa a ver com meu fantástico prêmio de R$ 135,53. Que ganhei na “loteria”).

Outras apenas mais do mesmo

Continuo meio desanimado e cansado de trabalhar (com essa gripe agora então).
Ainda fico me enganando, sempre que olho pra bagunça do meu quarto, dizendo que vou arrumar tudo no próximo fim-de-semana.
As aulas na faculdade começaram outra vez (piores do que nunca, por sinal).
Ouvindo Velhos CDS pra lembrar de alguma coisa (só não sei ainda o que).
Por mais que as Ressacas de Sábado estejam “progredindo”, Ainda é a ressaca de Domingo que me Derruba.
Fui à praia “tomar”. Não lembro se foi Sol ou Cerveja?!? Pensando bem... Os dois!
Sigo usando meu celular da era mesozóica, sem planos de trocá-lo por qualquer desses novos aparelhos descartáveis. (Admito ter ficado envergonhado “com a cara” que a gata fez, quando fui anotar seu telefone, mas pera ai... Isso deveria estar no quadro das novidades e não aqui).


Thats it for now... Gotta go

Hope to hear from all of ya soon.

Regards,
Bernardo



# The Boy With The Arab Strap – Belle & Sebastian #