José Roberto Malia foi brilhante em sua coluna semanal ao ilustrar o que "REALMENTE" se passa na terra encantada de Brasília...
"Pelos brilhantes serviços prestados por nossos nobres cartolas ao esporte bretão, o presidente Lula girou a roleta do Cassino Brasil, no Palácio do Planalto, e pimba: a bolinha boca-de-urna caiu brilhantemente na cobiçada Timemania. Os exemplares clubes brasileiros poderão pagar em até 180 meses as dívidas fiscais com o governo – uma bagatela que gira em torno de R$ 900 milhões. Em 2005, a varinha de condão já funcionou, com uma renúncia fiscal (impostos não cobrados) que beneficiou os 21 clubes de maior renda do país em R$ 167 milhões.
Mais ou menos como acontece com os pobres mortais que ousam tentar driblar em um centavo o INSS, o FGTS e a Receita Federal, com seu leão eternamente faminto – de 2004 para 2005, o brasileiro teve de trabalhar cinco dias a mais para pagar os impostos; a carga tributária chegou a 37,37%, a mais alta dos países emergentes, segundo a revista ‘Veja’ e o pobre bolso do trabalhador.
A expectativa é que a nova sorte grande entre em funcionamento a partir de abril do próximo ano. Semanalmente, porque ninguém é de ferro, e o Cassino Brasil precisa faturar com outros jogos. Há, porém, algumas exigências – se até Papai Noel cobra uma cartinha, por que o governo iria deixar barato? Uma delas é extremamente complicada: fazer a assinatura formal com a Caixa Econômica Federal.
Os clubes também terão de cumprir compromissos como a publicação de balanço financeiro, contratação de auditoria independente e adesão a programas sociais. Requisitos que certamente evitarão fracassos como Refis 1 e 2. Mas se por qualquer razão alheia aos interesses samaritanos da cartolagem os clubes não conseguirem cumprir o acordo, ninguém deve entrar em pânico. A roleta voltará a funcionar tranquilamente na ‘ilha da fantasia’. E a bolinha indicará Timemania 2, Craquemania 3, Cartolamania 4..... "
Nenhum comentário:
Postar um comentário