quinta-feira, abril 13, 2006

TIMIDEZ...

Sempre tive comigo a idéia de ser uma pessoa Tímida, afinal, já aconteceu de ir a uma festa, onde conhecia todo mundo, e sair sem cumprimentar ninguém. Por vezes acabo passando por uma pessoa arrogante, chata e metida. Quando na verdade sou apenas tímido.

Mas o mundo está cheio de gente assim. Algumas em um estado muito pior, pessoas que querem participar das atividades da turma, mas que não conseguem nem chegar perto. Querem falar alto, mas mal sussurram. Querem gritar para chamar o garçom, mas só conseguem levantar metade da mão e se sentem que não foram ouvidas, dão aquela "coçadinha" na cabeça tentando desfarçar...

Eu me encaixo no tipo mais comum dos tímidos, o extrovertido. Sou aquele sujeito falante e brincalhão nas horas vagas, mas quando preciso mesmo, dá um nó na garganta, fico vermelho, e me retraio todo.

Não são poucas as peculiaridades da timidez, é comum pessoas tímidas desempenharem funções que exigem boa fluência verbal, como a de vendedor, por exemplo. Mas isso funciona como o gago, que não gagueja quando canta. O Sujeito só é falante quando está no exercício de sua função, depois a timidez o domina.

O tímido é um sujeito que está sempre preocupado. Não com ele ou com sua timidez, mas sim com o que os outros falam ou pensam. Quando vai abordar uma pessoa, o tímido imagina mil reações negativas, e desiste da abordagem.
Existem também os falsos tímidos, como o Balde, que desdenha as mulheres, fazendo com que elas tomem a iniciativa e deixando as coisas muito mais fáceis para ele.
Eu também uso a falsa timidez quando me convém, como para fugir de assédio de mulher feia e inconveniente. Quando percebo o assanhamento, me retraio todo, e me fecho, evitando o contato indesejado sem ser indelicado.

Eu tímido como sou, sei que os tímidos não gostam dessa condição. Nós até procuraríamos ajuda de um psicólogo, mas não queremos incomodar. Onde já se viu tomar o tempo de uma pessoa ocupada, por causa de um probleminha à toa, um complexozinho de inferioridade?
Tem uma pesquisa que atesta que 60% dos brasileiros são tímidos, mas eu não acho que ela seja muito confiável, afinal, o tímido de verdade não responde a pesquisas...

Aloha,
Feliz Pascoa p/ todos...
# Chimarruts - Sereia #

Um comentário:

Anônimo disse...

você é perfeito do jeito que é