terça-feira, janeiro 22, 2008

A vida sempre nos pregando peças...

Eu cresci ouvindo a torto e a direito a frase acima, sem nunca levar muito a sério seu significado, no entanto hoje fico a divagar sobre seus dizeres. Em poucas palavras é possível resumir a vida de qualquer um, basta escolher os pontos de vista e apontá-los.
A frase é tão curinga, que você pode selecionar tanto acontecimentos bons, quantos ruins e elucidá-los de forma a fomentar que a vida acabou de lhe pregar mais uma peça.

Há tempos venho numa corrente Otimista, apesar de trancos e solavancos que levei da “vida” – como insistem em dizer – Só tenho pensado positivo e coisas muito boas aconteceram comigo. Tive um ano de grandes acontecimentos em São Paulo, Apaixonado, me empenhei e trabalhei numa porção de coisas, conheci gente da melhor estirpe outras nem tanto, mas o melhor de tudo aprendi muito de muita coisa.

Mas como nem tudo que acontece são contos de fada, na minha vida não poderia ser diferente. A coisa apertou e eu voltei pro Guarujá.

A priori a decisão não foi difícil, apesar de ser um retrocesso do ponto de vista da carreira, oportunidades e afins. A idéia de ter guarida, sombra e água fresca a alguns metros da praia foi bastante reconfortante.

Virei o ano com uma planilhinha de fluxo de caixa traçando os gastos e projetando uma verba pro começo de ano, matrícula na faculdade coisa e tal.

- Advinha...

Não só Estourei o Budget do início de 2008, como recusei o emprego na AMCHAM e ainda não tenho nada em vista pela frente. Acho que antes de começar a enumerar as resoluções para 2008. Tenho de correr para conseguir um emprego ou coisa parecida, do contrário, não sei se farei rir ou se serei eu o motivo da piada pra 2009.

Um comentário:

Ayanie disse...

O filme mais idiota dos últimos tempos, termina com Bob Marley.
Every little thing, is gonna be all right...
Tudo vai dar certo.
Vai dar certo no final, se não deu é porque não chegou ao fim.
Como assim?
Não se cansam de esperar tudo dar certo no final? Acho simples demais a gente ficar cantando Bob Marley por aí, e esperando a vida nos dar de presente o que esperamos, a própria vida.
Essa época de aniversário sempre me deixa paranóica e deprimida. Planos. Todos fazendo planos.
Resoluções para 2008. Planos e mais planos.
Odeio planos, eles trazem frustrações.
There´s no such thing as destiny.
O que existe são os resultados das nossas ações, dos nossos pensamentos, dos nossos... opa, planos?
Gostaria de não ter escrúpulos, e sair andando por aí.
Mas é clichê demais.
Qual o certo?
Você aí, me ajuda?
Você manda seu filho ir pra escola. E manda ele estudar.
Ele cresce e se forma.
Vai pro colegial, e você manda ele estudar.
Dá uma bronca no primeiro porre.
Fica de olho no horário que ele chega em casa.
E manda ele estudar.
Aí chega o vestibular. Você manda ele estudar.
Aí ele vai pra faculdade.
Aí ele sai de casa, e você fica deprimida, mas pensa, ah ele está estudando.
E o menino estuda. E arruma um estágio. E depois se forma. E acaba o estágio.
E aí ele pode vir a ser um bem sucedido engenheiro, médico, físico, advogado...
Ou ele pode se sentir perdido, porque percebeu que estudou a vida inteira, e simplesmente não sabe o quer fazer.
E tem aquele que foi bem sucedido.
Aí ele arruma uma mocinha bonita e simpática, casa, tem filhos.
Você fica toda feliz com os netinhos. E com o seu filho bem sucedido.
Mas durante a noite enquanto ele não consegue dormir, fica pensando em como poderia ter aproveitado mais a faculdade.
Ter ido em mais festas, ter tido coragem de chamar a Aninha pra sair.
E se sente frustrado, afinal é bem sucedido, mas não há mais festinhas.
E tem aquele outro que largou a faculdade no meio, de tanto tomar pau, mas era um gênio da informática, criou um site de relacionamentos que acabou com o orkut, vendeu pro google e ficou bilionário.
E tem aquele outro que nem entrou na faculdade, mas se dedicou a uma ONG e agora é o nome na luta contra o aquecimento global.
E tem aquele outro que nem entrou na faculdade e não é nada. Só um office boy.
Como saberemos?
Destino?
I really don´t think so.
As coisas vão melhorar, sim. Mas vamos estar tentando fazer por onde.
Aliás, o gerúndio aí em cima foi ironia viu? Á tá, você entendeu.
Talvez com bastante esforço, sensibilidade, aquela atençãozinha para a intuição de vez em quando, o seu destino será o melhor possível. Talvez não.
Quem sabe?
All we need is love.
Ou não.

Ayana Meyer