Andava procurando informações sobre Brasília, quando me deparei com essas informações que vieram de encontro com um papo que rolou nesse feriado.
"Certamente, as dezenas de passageiros apressados que passam todos os dias pela Rodoviária de Brasília não acreditariam se soubessem que a estação representa o "Homem Mortal". Isso mesmo. Para os estudiosos, a plataforma da Rodoviária tem a forma da letra H do alfabeto, o que representa o homem mortal que ocupa três planos distintos: da terra, subterrâneo e aéreo".
Confesso que não tenho muita intimidade com o assunto, mas por curiosidade e em respeito pelo meu caro amigo Rodrigo, acabei "ressucitando" um livro antigo todo empoeirado, onde encontra-se a melhor explicação do pai da Psicanálise, Sigmund Freud, para esses três planos mencionados na matéria, que reproduzem o consciente e inconsciente humano. Na estrutura de "H" deitado, o nível subterrâneo equivale ao "id", o plano da terra ao "ego" e o aéreo ao "super-ego".
Traduzindo em miúdos, o "id" está relacionado aos desejos mais profundos, conscientes e inconscientes, do ser humano. O "super-ego", na visão de Freud é o modelo de personalidade imposto por regras sociais, limitadoras de nossos instintos. Por último, o "ego" se traduz no "eu" consciente, regulador do seu perfil em função dos anseios do "id" e proibições do "super-ego".
Interessante, não??
# Cat Stevens - Disc 2 - The Search - 06 - Lilywhite #
Nenhum comentário:
Postar um comentário